A Samsung vai ter de compensar um grupo de utilizadores do Galaxy S22, na sequência de um longo processo judicial em torno do chamado Game Optimizing Service (GOS). O caso, que se arrastava desde 2022, chegou finalmente ao fim com a decisão de um tribunal sul-coreano. No centro da polémica está a forma como a marca limitou o desempenho da série Galaxy S22 sem que os utilizadores tivessem sido devidamente informados.
Continuar a ler após o anúncio.
Qual era o problema com o GOS?
Na prática, o Game Optimizing Service (GOS) é uma funcionalidade que já vinha pré-instalada nos telemóveis da linha Galaxy S22. O que este software faz é reduzir automaticamente o desempenho do processador e do chip gráfico durante tarefas mais exigentes, como jogar.
O objetivo principal até faz sentido: evitar o sobreaquecimento do aparelho e proteger a bateria. No entanto, na vida real, isto significava que os telemóveis acabavam por ser muito menos potentes do que o esperado.
Para piorar a situação, em alguns casos, esta quebra de rendimento acontecia mesmo quando não se estava a jogar. A grande revolta dos utilizadores deveu-se ao facto de a Samsung não ter sido transparente sobre a existência desta funcionalidade a correr em segundo plano. Além disso, nos primeiros tempos, nem sequer era possível desativá-la.
Toda esta frustração culminou, em 2022, num processo judicial interposto por 1882 utilizadores na Coreia do Sul. A acusação era clara: a Samsung tinha enganado os consumidores em relação às reais capacidades de desempenho da série Galaxy S22.
Numa primeira fase, o tribunal não atribuiu qualquer indemnização, apesar de o juiz ter reconhecido que a marca sul-coreana poderia ter prestado informações enganosas. Sem baixar os braços, os queixosos decidiram recorrer da decisão. Depois de várias tentativas falhadas para chegar a um acordo amigável, o tribunal decidiu intervir de forma mais dura e impôs uma solução através de uma chamada conciliação forçada.
A Samsung tem de pagar
O tribunal determinou agora que a Samsung tem mesmo de compensar financeiramente os utilizadores envolvidos no processo. O valor exato da indemnização ainda não foi revelado ao público.
Inicialmente, os queixosos exigiam o equivalente a cerca de 200 dólares por pessoa. Contudo, ainda não é certo se a empresa vai pagar a totalidade desse montante.
Tens um Galaxy S22 e já estavas a fazer contas à vida, na esperança de também receberes algum dinheiro? Infelizmente, as notícias não são as melhores. Esta decisão judicial aplica-se única e exclusivamente ao grupo de consumidores que avançou com o processo na Coreia do Sul. Ou seja, os restantes utilizadores espalhados pelo mundo não têm direito automático a qualquer tipo de compensação.
Continuar a ler após o anúncio.
A Samsung atualizou o software mais tarde
Depois da onda de críticas, a verdade é que a Samsung acabou por lançar atualizações de software que passaram a permitir a desativação do GOS. Com esta mudança, a marca devolveu aos utilizadores o controlo sobre o verdadeiro desempenho e a gestão de temperatura dos seus telemóveis.
Quando o Samsung Galaxy S22 foi lançado em 2022, avaliámos o dispositivo de forma muito positiva, atribuindo-lhe uma nota de 8,2. Na altura, dissemos o seguinte sobre aquele que era o grande topo de gama da marca: “O Galaxy S22 tem um design incrivelmente bom e elegante. […] Com o seu desempenho poderoso e uma câmara melhorada, levas para casa um topo de gama compacto de excelência.“
Continuar a ler após o anúncio.
