A Amazon já tentou a sua sorte com o Fire Phone no passado, mas digamos que não correu muito bem. Ainda assim, a gigante tecnológica não baixa os braços e prepara-se para voltar ao mundo dos smartphones. Desta vez, a aposta é num “telemóvel Alexa”, totalmente centrado na sua conhecida assistente de inteligência artificial.
Continuar a ler após o anúncio.
O novo telemóvel Alexa
Lembras-te do Fire Phone? Lançado em 2014, prometia um ecrã 3D e uma funcionalidade chamada Firefly para digitalizar códigos de barras. Apesar de custar apenas 199 dólares, o aparelho foi um autêntico fiasco. Agora, segundo a Reuters, a Amazon quer tentar novamente. A empresa está a desenvolver um telemóvel com o nome de código “Transformer”. A ideia é criar um dispositivo focado na personalização e em total sintonia com a Alexa que já conheces das colunas inteligentes. Podes contar com uma integração profunda com serviços como o Prime Video, o Prime Music e, nos Estados Unidos, a plataforma de entrega de comida Grubhub.
Como seria de esperar, a inteligência artificial vai assumir o papel principal. A Amazon já anda a trabalhar há algum tempo para tornar a Alexa muito mais inteligente e proativa. O objetivo mais ambicioso? Fazer com que a assistente elimine por completo a necessidade de usar lojas de aplicações tradicionais. O que é curioso, visto que foi precisamente a falta de uma boa loja de apps que ditou o fim do Fire Phone. Ainda assim, a marca parece determinada em provar que esta visão tem pernas para andar.
Continuar a ler após o anúncio.
Convém notar que a Alexa não será o sistema operativo do telemóvel em si. Então, o que vai correr por trás de tudo isto? É um mistério. Tudo indica que a Amazon não vai apostar no Android, sendo bastante provável que decida criar um sistema operativo de raiz. Para já, não existem informações concretas sobre o software, nem detalhes sobre o preço, especificações ou uma possível data de lançamento.
Continuar a ler após o anúncio.
Foco no mercado americano
A Amazon tem uma dimensão muito maior nos Estados Unidos do que por cá. A subscrição Prime também é consideravelmente mais cara do outro lado do Atlântico (custa cerca de 15 euros), enquanto na nossa região ronda os 5 euros. No entanto, o serviço americano inclui muitas mais vantagens, como entregas no próprio dia e acesso a serviços extra que não temos disponíveis. Por esse motivo, o lançamento de um telemóvel da Amazon faz muito mais sentido no mercado americano do que no europeu. Seja como for, teremos de aguardar para ver exatamente o que este novo dispositivo tem para oferecer.